Depoimentos

A voz de quem patrocinou o próprio processo

Cecília Kruel

Assessora de Comunicação
Ministério Público de Minas Gerais

Eu encontrei o Rodrigo Brant em um momento de transição de carreira. Ele me orientou no mapeamento dos meus pontos fortes e ajustes dos pontos mais fracos. Com apoio dele, consegui fazer as perguntas certas e me posicionar na hora de aceitar uma nova proposta de emprego.

Após a consultoria me tornei uma líder melhor e mais empática. E mais do que isso, consegui ter um novo olhar sobre mim, sobre a minha performance, e sobre o impacto que eu quero ter no mundo.

Recomendo para todas as empresas que precisam treinar suas lideranças e para todos aqueles que queiram alcançar novos patamares nas suas carreiras.

Ana Paula Yoshimochi

Especialista Global em Sustentabilidade

Anglo American

Vinha numa jornada de autoconhecimento e conheci o Rodrigo por indicação de uma mentora. Foi uma experiência muito positiva que superou minhas expectativas. O Rodrigo conduziu todo o processo com muito profissionalismo, demonstrando sempre um interesse genuíno em contribuir e ouvindo na essência.  Acho que um dos principais pontos foi uma abordagem integral, me apoiando no entendimento das minhas reais necessidades, propósito e valores.

Estamos sempre em constante mudanças, e acredito que o processo tenha sido um acelerador das mudanças que eu almejava e buscava, e certamente saí muito melhor que entrei.

Obrigada, Rodrigo! Te admiro demais 😊

Tiago Moreira

Gerente de Negócios Corporativos
John Deere

No início de 2020 senti que precisava me desenvolver como líder. Eu tinha um grande desafio profissional pela frente. Liderar uma equipe muito diversificada, com pessoas de faixas estarias distintas, de 20 -60 anos, com experiências diferentes.

Diante deste desafio decidi me preparar. Entrei em contato com alguns profissionais que admiro como gestores e recebi boas referências sobre o processo de coaching oferecido pelo Rodrigo Brant. Logo conversei com o Rodrigo e já iniciamos as primeiras sessões. A cada sessão que fazíamos eu evoluía no meu autoconhecimento e aprendia técnicas que eu aplicava no dia seguinte no meu trabalho.

Técnicas essas que deram e continuam dando resultados no meu dia a dia corporativo.  Hoje posso dizer que graças ao coaching eu sou um líder/ uma pessoa muito melhor. Aconselho aos profissionais que almejam um crescimento na carreira a fazerem como eu fiz. Buscar ajuda de um profissional experiente, altamente capacitado, que entende suas necessidades e monta um plano de ação baseado nos seus pontos a serem desenvolvidos.

Posso dizer que existem dois gestores distintos: o Tiago antes do coaching e o Tiago após o coaching.  E com certeza este último está muito mais preparado para os novos desafios profissionais e pessoais.

Emerson Siqueira

UX/UI Design | Design de Interface e de Produto

Quando comecei as minhas sessões de coaching jamais imaginaria o quanto elas seriam importantes em minha vida. Rodrigo tem a sensibilidade e o carinho que um bom Psicólogo Coach necessita.

Neuma Eufrazio

Global Head of Compliance

Nexa Resources

Eu fui apresentada ao Rodrigo como indicação para um processo de Coaching. Posso dizer que o processo com ele mudou o rumo da minha vida profissional, consegui traçar metas e enxergar outras possibilidades na minha carreira que nunca havia pensado. Rodrigo tem uma forma diferente de trabalhar. Ele é leve.

Gostei tanto dele como Coach que quis conhecer o Rodrigo Terapeuta. Ele foi um ator importante que contribuiu para o meu crescimento vertical.

Rony Camargo

Palestrante, Ator, Professor e Diretor de Teatro
RC2 Escola de Teatro

O Rony passou pelo processo de coaching duas vezes, em momentos distintos da vida dele. E há um vídeo depoimento depois de cada um desses momentos. O primeiro vídeo é um depoimento colhido após o primeiro processo de coaching dele. E o segundo, foi gravado após a segunda vez, cerca de 2 anos depois.

Após o primeiro processo de coaching
Após o segundo processo de coaching

Aline Menegon

O depoimento da Aline é em vídeo, clique no play para assistir.

A voz de quem teve o processo patrocinado pela empresa

Pedro Iasbik

Gerente geral
Arcelor Mittal

O depoimento do Pedro é em vídeo, clique no play para assistir.

Excelente minha experiência neste processo de coaching. Na minha opinião, o mais relevante foi o autoconhecimento. Outros pontos importantes foram as discussões de perfil, vida e futuro. Eu diria que é uma grande oportunidade poder participar deste importante programa. Diria também que ao longo das sessões você se depara com discussões que não fazem parte da rotina, e isto te faz ter mais autoconhecimento para lidar com as situações do dia a dia. Único ponto que ressalto é que o programa poderia ser de 12 meses (24 sessões). Os temas abordados foram muito bem escolhidos e discutidos, e o agendamento foi muito bem programado.

A experiência foi ótima! Até o momento, o melhor programa de desenvolvimento que a Anglo American me proporcionou! Destaco a condução do coaching, que a todo momento fazia a reflexão das experiências vividas e consequentemente mostrando formas diferentes de enxergar e provocando as situações que me levaram a melhorar o meu autoconhecimento em diferentes situações. Isso foi extremamente relevante para a minha vida pessoal e profissional, pois me sinto mais preparado para encarar os desafios do meu cargo, em função da melhora do meu autoconhecimento. Meu maior aprendizado foi realmente o autoconhecimento e a pensar melhor antes de cada ação tomada para sempre buscar o melhor caminho de resolução das situações do dia a dia! Com relação ao programa de coaching, diria aos outros que visa evoluir nossas habilidades comportamentais para suportar os desafios dos cargos de liderança! Vejo como importante toda nossa liderança passar por esse processo. Defendo também repetição de ciclos, pois a melhoria contínua não pode parar nunca! Realmente gostei muito do programa, e vejo que tudo correu muito bem! Os encontros online não tiraram qualquer tipo de qualidade do trabalho, na minha opinião!

Minha experiência com o programa de coaching foi muito positiva, eu não imaginava que seria tão esclarecedor. O fato de eu ter me comprometido a obter deste processo o melhor resultado, foi primordial para alcançar maior autoconfiança, entender minhas motivações e pontos fortes, o que acredito têm reflexo direto no meu desenvolvimento pessoal e profissional. O meu maior aprendizado durante o processo foi que, na maioria das vezes, as relações profissionais têm muito mais causas e efeitos envolvidos que apenas o que é dito, realizado. Ciente disso, e entendendo melhor minhas próprias motivações e minha maneira de agir, fica mais fácil dar o peso e a importância adequados a cada assunto, otimizando os recursos e as próprias relações humanas para realizar um trabalho com maior qualidade e assertividade. Falaria aos colegas que é uma oportunidade de falar sobre sentimentos relativos a ações/atos no ambiente de trabalho com um profissional que não te julga, mas faz você perceber as emoções por trás de cada ato seu é muito enriquecedora. O programa de coaching é uma jornada de autoconhecimento. Com relação a duração do programa, meu sentimento é de que não deveria ter um prazo determinado. O prazo deveria ser consensado entre profissional de coaching e o cliente.

O programa de coaching foi muito bom pela troca de experiências, por ser uma pessoa neutra e capaz de auxiliar sobre diversos temas. Por ser uma pessoa neutra, promove a possibilidade de abertura para temas algumas vezes difíceis de discutir no ambiente ou com pessoas da empresa. O profissional nos força a pensar e refletir em como podemos e precisamos desenvolver para buscarmos mais e darmos mais à empresa. A melhor aprendizagem foi exatamente ter condição de se abrir com alguém para alguns temas "sensíveis", e às vezes difíceis de abranger no dia a dia. Diria para aproveitarem a oportunidade de comentar o que realmente gostariam pois do outro lado está um profissional sério e capacitado e com compromisso de manter os tópicos abordados entre os dois. Entendo que poderiam ser feitos testes psicológicos antes do início, para auxiliar no autoconhecimento e mesmo para que o Rodrigo tenho um perfil inicial do funcionário Anglo. No passado fiz um teste e me ajudou muito no autoconhecimento, e principalmente no entendimento de atitudes de outras pessoas, o que me ajudou a compreender e mesmo aceitar mais outros comportamentos/atitudes.

A experiência foi muito positiva, principalmente no que se refere a autoconhecimento. O maior aprendizado no processo foi na identificação de pontos de desenvolvimento dentro das competências. Para quem tem dúvida sobre o coaching, minha sugestão seria de iniciar um processo e tirar as próprias conclusões. O processo é eficaz, mas a profissional precisa se entregar e dedicar ao processo. No meu caso foi transformador. Minha sugestão seria que no programa, já fosse considerado uma segunda etapa. onde o profissional e o Coach voltassem a se encontrar após 6 meses e/ou 1 ano para discutirem o efeito do processo sobre o desenvolvimento.

Foi muito gratificante! Como ponto mais relevante, foi a oportunidade de nos abrirmos para uma pessoa, relatando aspectos íntimos de nossa carreira, e mostrando efetivamente o que temos anseio do que aconteça, melhorias desejadas, coisas que poderiam ter acontecido e não foram realizadas, enfim, se abrir com relação a tudo o que vivenciamos na empresa. E o melhor de tudo, expor nossas fragilidades e demonstrar isso para a pessoa envolvida no processo, procurando expor o que precisamos melhorar em nossa carreira, como pessoa, em tudo o que for possível. Acredito ter evoluído um pouco no meu jeito de ser e já estou tratando de melhorar os meus pontos negativos, como por exemplo a ansiedade. Acho que seria maravilhoso, se pudesse ter uma pessoa como essa todas as semanas, ou quinzenalmente, onde poderia me abrir e relatar todas as questões relacionadas à minha vida profissional. Aos colegas, diria que aproveitassem a oportunidade, visto que é muito bom esse processo oferecido pela empresa!! Achei o conteúdo muito bacana, inclusive com sessões onde o coach nos faz evidenciar os pontos fracos e fortes, mostra gráficos etc. Os temas abordados foram muito prudentes e as discussões muito proveitosas, sendo que como mencionei anteriormente, só acho que poderíamos ter mais sessões desse processo mais vezes ao longo do ano...

Foi uma experiência bastante agregadora, principalmente em termos de autoconhecimento, autoconfiança e maior clareamento de algumas necessidades pessoais de desenvolvimento. Considero como mais relevante e de maior aprendizado, a consciência de que devo ter maior confiança em minhas ideias, instintos, feelings, e ter maior tranquilidade em seguir os caminhos que eu acredito serem os mais apropriados para cada circunstância. E também a importância de utilizar este ganho em autoconfiança para aprimorar a minha capacidade de liderar pessoas e processos. Diria aos colegas que os preconceitos e concepções pré-formadas acerca do programa de coaching devem ser deixados de lado, pois o processo é muito mais agregador em termos de autoconhecimento do que normalmente se imagina. Uma sugestão que poderia ser avaliada, seria incentivar o participante a tomar nota dos pontos principais da sessão, e na sessão seguinte, utilizar 5 minutos como uma forma de relembrar brevemente os principais pontos da sessão anterior. Mas de uma forma geral, entendo que o programa está muito bem estruturado, e não enxergo grandes possibilidades de aprimoramento.

A experiência do processo de coaching foi extremamente positiva. A metodologia utilizada foi excelente, bem planejada e com abordagem bem ampla. Ao longo das sessões pudemos tratar vários tópicos que pude aplicar na minha rotina de trabalho no qual destaco discas valiosas de liderança e trabalho em equipe. Sou uma pessoa muito cética, quantitativa e sempre que possível de argumentos, mas sempre acreditei que o processo de coaching geraria sim resultados reais. Sempre é possível uma “ajuda” para organizar e direcionar melhor nossos comportamentos e ações para que possamos atingir os nossos objetivos pessoais e profissionais. Durante o programa houve a evolução para o agendamento das sessões pela plataforma o que foi bastante positivo o que permitiu os ajustes de horários em função de alguns imprevistos. A plataforma funcionou perfeitamente! Todas as minhas sessões foram virtuais em função do cenário pandêmico, isso não afetou o desenvolvimento do programa.

Entendo que a provocação para a reflexão sobre objetivos, atitudes foi bastante interessante. Posso dizer que o Rodrigo me ajudou em fazer eu olhar para mim, traçar minhas metas e entender minhas ações para o cumprimento dos objetivos. Algo que percebi foi que com o passar do tempo, tenho percebido que houve uma maturação profissional de minha parte. Pude constar isso nos resultados dos assessments que fiz. Para finalizar entendo que o maior aprendizado que levo comigo será o de se manter fiel aos meus objetivos e metas pessoais.

Foi uma oportunidade inédita pela qual pude trabalhar e lapidar o meu autoconhecimento levando-me a obter ótimas reflexões e clareza sobre pontos a serem monitorados e trabalhados, bem como sobre minhas qualidades e capacidade. Para o meu desenvolvimento pessoal e profissional o mais relevante é construir a confiança no ambiente de trabalho bem como poder ouvir e aprender com as pessoas e com o exercício dos deveres e projetos os quais eu estiver inserido ao longo de minha carreira. O maior aprendizado é que temos que respeitar nossos limites, buscar e promover o bem-estar olhando não somente para o pilar resultados, lucros e estabilidade operacional, mas também o pilar da estabilidade humana, fazendo o devido balanceamento entre ambos em busca de sustentabilidade e do objetivo de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas Para quem ainda vai participar do programa, diria para aproveitar ao máximo a oportunidade pois é um excelente processo e benefício para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Bom seria se todos a tivessem uma vez que todos necessitam. Gente constrói Gente! E desta maneira caminha não somente a vida profissional, mas também a vida pessoal Para mim o programa está devidamente construído e não vejo nada relevante em termos de aprimoramento.

Foi uma experiência interessante! Para mim o destaque é a autoanalise! No início esperava ouvir mais respostas e dicas de como atuar, porém ao longo do processo, fui percebendo como as discussões me levavam a rever minha forma de agir e encontrava os caminhos que estava procurando. Para aproveitarem caso tenha a oportunidade, visto que é um momento dedicado a reflexão que certamente vai ajudar a desenvolver na vida profissional/pessoal.

Acho que o processo foi enriquecedor do ponto de vista pessoal e professional, me ajudou a entender que tenho um bom equilibro entre essas duas partes de minha vida. Pude entender e reafirmar o que considero que são minhas fraquezas e minhas qualidades e também me serviu para perceber mina evolução professional nos últimos anos. Por outro lado, me ajudou a me reconectar o minha vida professional pelo entendimento que acho satisfação no cargo que tenho. Diria para experimentar e ir com a mente aberta e tentar ser sincero nos sentimentos referentes ao trabalho. Acho que o programa não precisa aprimoramentos, vai depender do envolvimento de cada participante.

A experiência foi nova para mim, pois é a primeira vez que participo de um programa de coaching. Gostaria de destacar o quanto esta experiência me ajudou no autoconhecimento e no aumento da autoconfiança. As dinâmicas realizadas nas sessões me permitiram identificar "sabotadores" internos e como lidar com essa questão e assim avançar no desenvolvimento com mais foco. Aproveitem essa experiência enriquecedora! Nada para sugerir. O programa é completo.

O Coaching me deu a oportunidade de troca de experiência; de fazer uma autoanalise; de aplicar conceitos que antes não imaginava em ser aplicado na minha vida pessoal/profissional. Acredito que esses bate-papos foram motivadores em analisar o meu posicionamento na organização e a visão de formas ou possibilidades de contribuir de maneira positiva perante a organização. Posso citar por exemplo em conversa com meu supervisor orientei ele fazer uma SWOT imaginando a vida profissional dele para traçarmos um plano de ação com base nas ameaças e fraquezas, fortalecendo as forças e oportunidades com base dos bate-papos oriundo do coaching. É uma experiência muito interessante, ajuda a pensar fora da caixa. A impressão que tive foi que o programa foi muito rápido, as vezes pensar em aumentar a quantidade de encontros.

Experiencia positiva. Autoconhecimento. Recomendaria. Tempo de duração do programa poderia ser maior.

Experiência rica e transformadora. Destaco o processo de autoconhecimento, sendo capaz de reconhecer nossas vulnerabilidades. O maior aprendizado está relacionado à identificação e formas de enfrentar os sabotadores que criamos. Diria que o processo é valioso e que com paciência e disposição, conseguimos crescer com a experiência. O profissional é bastante qualificado, a dinâmica para marcação das reuniões é simples e prática. Sugeriria um tempo maior de duração do programa.

Experiencia muito boa, com bastante abertura nas discussões e sempre trazendo clareza em todos os pontos abordados. Excelente experiencia para desenvolvimento pessoal e profissional.

Foi meu primeiro Coaching durante minha carreira profissional. Achei excelente e muito importante para me conhecer melhor. Tive a oportunidade de conhecer melhor meu estilo e as minhas dificuldades, com uma visão mais clara de como posso liderar e contribuir de forma melhor. Acho que as ferramentas e metodologias aplicadas e as discussões e análises dos meus pontos fortes e fracos mostram o que preciso trabalhar para melhorar profissionalmente e pessoalmente, além de entender de forma mais sistêmica os contextos das diversas áreas/situações que venham a me envolver. O maior aprendizado é que mesmo tendo muita vivência sempre há espaço para agregar cada vez mais. Isso ficou evidente, principalmente quando no processo, conseguimos associar e/ou juntar as ferramentas e metodologias aplicadas para as orientações e aprendizados. Não menos importante, conhecer os próprios sabotadores e como controlarem. Diria que quanto antes tiverem oportunidade de fazer, que façam, mesmo que seja com recursos próprios. Difícil apontar, uma vez que, foi o meu primeiro Coaching e achei fantástico.

Para mim, o autoconhecimento é o maior destaque do programa de coaching. Uma empresa tem que buscar o melhor de seus empregados e para isso eles precisam se conhecer. Acho que este programa deveria ser voltado para grupos, não só individual.

Rolar para cima