Vestir a Camisa: O Verdadeiro Significado e Impacto no Ambiente de Trabalho
- por Rodrigo Brant
- em
- às
- Um comentário
Vestir a Camisa: O Verdadeiro Significado e Impacto no Ambiente de Trabalho
Para você qual é o significado deste termo “vestir a camisa”?
O Conceito de "Vestir a Camisa"
Para falar a verdade faz um bom tempo que eu não o escuto, mas lembro-me que era uma postura que as empresas exigiam de seus funcionários. E os denomino assim, funcionários, porque essa exigência é da época em que eles não haviam ainda sido intitulados de colaboradores, mas isso é outra história.
O discurso era: “Você tem que vestir a camisa da empresa, é isso que a empresa espera. Se não vestir a camisa… e por aí vai.”
A Conexão com as Olimpíadas
Algumas coincidências me fazem lembrar desse jargão, talvez ultrapassado, mas que ainda pode nos trazer reflexões. A primeira, claro, é que os jogos Olímpicos estão acontecendo e nas Olimpíadas temos diversas camisas de muitos países. Cada atleta veste e defende as cores de seu país.
Só que não é só isso que ele defende, é muito mais.
Minha Experiência com a Anglo American
Outra coincidência é que a primeira vez que comecei a “vestir a camisa” que está aí na foto abaixo foi em 2018, ano da última copa, e o trabalho, vestindo essa camisa se encerrou em 2022, ano da atual. Foram quase quatro anos de trabalho em que vesti a camisa de duas maneiras diferentes e é, deste modo que entendo que devemos vestir a camisa dos nossos países, equipes esportivas e das empresas que trabalhamos.
O Início do Trabalho e o Símbolo da Camisa no Cabide
Você reparou que na imagem acima tem a mesma camisa que eu vesti dependurada em um cabide? Qual a razão disso?
Quando, em outubro de 2018, iniciei o trabalho com 4 gerentes e sem ter ainda a camisa para vestir, literalmente falando, não tinha a dimensão do tamanho e da proporção que o Programa de Coaching (denominação dada pela contratante) naquela empresa iria alcançar.
O Papel dos Valores Empresariais
E, também, não planejara e nem imaginara que trabalharia na mineração. Sou um psicoterapeuta que também se tornou coach. Menos ainda, imaginei trabalhar para a Anglo American no interior de Goiás. Organização essa que, durante o processo, passou a ter, mais claro, como “propósito” o desejo de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas.
Somente no ano seguinte ao programa ter se iniciado, pedi que me dessem uma camisa para que eu pudesse vestir enquanto estava lá, presencialmente, fazendo o meu trabalho. Contudo, mesmo antes de ter a camisa para vestir, eu já vestia uma desde o dia em que pisei lá pela primeira vez.
Valores que Vão Além da Presença Física
A camisa no cabide é para representar isso. Durante e após a pandemia, todas as sessões passaram acontecer por videoconferência. E, mesmo estando no armário, jamais deixei de vestir a camisa mais importante, a camisa dos Valores.
Reflexões e Agradecimentos
Algumas pessoas que participaram do Programa, não mais vestem a camisa e as cores da empresa. Outros e outras conquistaram a braçadeira de capitão, de capitã. Entretanto, posso afirmar que, eles e eu, onde estiverem, na pele e no coração, levam seus valores e princípios consigo.
Tenho orgulho de ter vestido a camisa da Anglo American e agradeço a todos que contribuíram e participaram desse projeto.
Conclusão: O Verdadeiro Significado de Vestir a Camisa
Hoje sei que a camisa que uso, onde estiver, é a de cuidar, de respeitar, de relacionar com harmonia, de contribuir com o equilíbrio emocional das pessoas.
Se fosse tentar sintetizar qual é essa camisa dos valores que tem na minha pele, teria que pegar emprestado o “melhorar a vida das pessoas”. Acredito que melhorando a vida das pessoas, você pode reimaginar a mineração, uma equipe, uma empresa, uma família. Melhorando a vida das pessoas, podemos reimaginar o mundo.
*Artigo originalmente publicado no LinkedIn. Neste link tem comentários de alguns dos participantes do programa patrocinado pela empresa e mostra um pouco de como foi a experiência deles com o processo facilitado por mim.
1 comentário em “Vestir a Camisa: O Verdadeiro Significado e Impacto no Ambiente de Trabalho”
Beleza, Rodrigo,
mais um belo artigo seu, mais uma rica contribuição… “visto a camisa” do Rodrigo e de suas produções…
Um grande abraço,
Walter